março 03, 2009

Compro filósofo

Quando eu tiver milhões de dólares sobrando no banco (um banco suíço, naturalmente), além dos iates, palácios e jatos, vou me comprar um filósofo. Não sei como andam os preços no mercado negro de filósofos, mas a julgar pela desvalorização geral de tudo que requer cérebro, há de ser uma pechincha.

Meu filósofo vai ter a única função de debater comigo qualquer tema que eu escolha e esclarecer algumas questões que me deixam cheios de nós os pensamentos. Hoje, por exemplo, eu discutiria essa nova onda de filosofia experimental. A idéia por trás disso é que os filósofos devem sair de suas poltronas e testar suas teorias empiricamente.

Os testes empíricos seriam entrevistas e experimentos de laboratórios com pessoas comuns. Por exemplo, digamos que meu filósofo está estudando a moral, um problema muy filosófico. Ele vai, então, chamar um número de pessoas, colocá-las frente a uma pergunta e ver como elas respondem. O vídeo explica melhor que eu:



O que me intriga é que se eu visse esse vídeo sem saber nada sobre filosofia experimental, eu não pensaria duas vezes antes de dizer que é um experimento psicológico. Por isso, hoje, tivesse eu um iate, um palácio e um jato, eu chamaria meu filósofo e perguntaria afinal, esse negózdi filosofia experimental é filosofia ou psicologia? Ou as duas coisas podem andar juntas? Eu me surpreendo porque esse povo da filosofia costuma ser um pessoal SÉRIO. No meu mundinho de estereótipos, o tipo de gente que quer entrar nos altos círculos intelectuais da filosofia despreza o tipo de gente que busca ajuda com cientistas menores, como os pobres psicólogos.

Particularmente, eu acharia ótimo que eles se juntassem. Adoro o tipo de problema que se coloca no vídeo acima. Poderia passar horas pensando nessas coisas. De fato, já passei. Por isso, amanhã, volto para falar dos pesquisadores do departamento de psicologia de Harvard, uma galera que também passa horas pensando nessas coisas.

Um comentário:

Leticia Pakulski disse...

que coisa! passou o meu aniversário e eu nem pedi um filósofo de presente. :) depois de ver esse vídeo, acho que me fará falta.