fevereiro 21, 2009

Lugares audíveis

A monografia ao fim do curso de jornalismo mudou a minha vida em duas coisas: me rendeu um diploma (que eu acidentalmente joguei no lixo e tive que pagar fortunas por uma segunda via) e me deixou pra sempre atenta às paisagens sonoras. Hoje, penso em gravações sonoras mais ou menos como penso em fotos de viagens, registros de um lugar que, mesmo sem extrair nada do local reproduzido, são ligações físicas com ele.

É por essa conexão direta entre registro e coisa registrada que gosto de ouvir sons estrangeiros tanto quanto de ver fotos de terras distantes. A experiência é diferente, mas interessante nas suas diferenças. Um som nunca vai dar a noção panorâmica que uma foto pode transmitir, já que montanhas, ou desertos, ou uma fila de monges meditando não emitem um som próprio, dependendo de ventos, animais ou sons da respiração para serem representados. Mas é também por essas restrições que as paisagens sonoras dão espaço para a imaginação.

É difícil escrever sobre ouvir paisagens sonoras (mais ou menos como aquela história de que escrever sobre música é como dançar sobre arquitetura) então apenas indico o caminho para que cada um ouça com seus próprios ouvidos. Soundtransit é um projeto que reúne sons gravados ao redor do mundo e permite que você crie uma viagem sonora pelo itinerário que quiser. Minha última viagem começou no Cairo, passou por Londres e Barcelona e terminou em Trinidad e Tobago. Se algém quiser me acompanhar, o embarque é aqui.

2 comentários:

Anônimo disse...

oi julinha
tou começando a te acompanhar por aqui e espero que ESSE blógue não morra de inanição ou algo do tipo - crítica construtiva é o que há, e um dia eu ainda aprendo a fazer.
por enquanto, só quero te indicar o filme 'ponte para istambul', se é q já não assististe, mocinha.
nos falamos por aí e pá e pum.
bjo

Julia Dantas disse...

ó a pressão!
e que moral de cueca, tu tá hoje devendo umas três mil fotos no teu blog.
o filme de istambul eu vi, sim! é tri massa, né? me deu vontade de ir.