fevereiro 22, 2009

Fotos não contam histórias, histórias sustentam fotos

Quando eu estudava as paisagens sonoras, muito li sobre as restrições do som e como, na nossa cultura, a informação sonora é considerada inferior à informação visual. Se eu gravar os sons da minha cozinha e comparar com uma foto da minha cozinha, terei a impressão de que a foto é mais explicativa, mais completa. Foi para isso que meu cérebro foi treinado. O mundo humano é construído de maneira visual e funciona melhor para quem enxerga.

Mas estou fugindo do ponto. Não vim defender os sons, nem divagar sobre como há diversas maneiras de ver; não vim dizer como os sons podem ser ótimos, vim dizer como a fotografia também é restrita (pra que falar bem quando a gente pode falar mal?).

Na verdade, sou fã de fotografia. Adoro vê-las, adoro batê-las, adoro tudo sobre fotos. Mas acho que temos uma tendência a considerá-las mais informativas do que de fato são. A maioria da fotos precisa de uma legenda para ser mais do que uma imagem bonita/curiosa/impactante, enfim, mais do que uma peça que causa reações emotivas instantâneas.

A imagem da menina que corre nua após os bombardeios de Hiroshima precisa ser contextualizada para exercer todo seu impacto. Explicada, a foto é um registro de uma época, um resumo dos valores, do desespero e das cicatrizes de toda uma geração. Sem legenda, é apenas um retrato de horror.

Pensei nisso quando pensava sobre porque acho esse blog muito melhor que esse. E não tenho dúvidas que é por causa das legendas.

3 comentários:

Thiago disse...

Na mesma linha, conheces esse? Eu acho excelente.

http://www.boston.com/bigpicture/

Julia Dantas disse...

Sim! Adoro também! Não há uma galeria deles que eu não saia recomendando para os amigos, hehe.

Anônimo disse...

julinha, tu és das antigas: BATER fotos? mas que elegância!
tou contigo e não abro.
e mais: ABAIXO O FOTOXÓPE!
vou visitar esses blógues aí e quero trocar umas idéias contigo depois, fã de foto que tb sou (aliás, "fã de foto" dá um eco bonito, né?).
bjo